terça-feira, 7 de agosto de 2012

Recontar histórias é reorganizar o entendimento

Sabemos o quanto a literatura infantil auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo  e social das crianças. Para recontar uma história a criança precisa reorganizar os fatos ocorridos na história para transmiti-los oralmente.  Repassar pelos mesmos caminhos que o personagem passou e reviver suas experiências vai "lhe custar um crescimento interior".  A criança pode se identificar com fatos que antes acreditava que só aconteciam em sua vida e assim perceber que outras pessoas passas por situações parecidas e estão sempre em busca de soluções. 
Ao buscar palavras para recontar a história a criança está ampliando sua oralidade e sua capacidade expressiva, além de contribuir também para sua desinibição.  Enfim, contar histórias e permitir que as crianças a recontem é contribuir com todo o seu desenvolvimento. Acredito que este trabalho se perde quando o professor o repete diariamente como algo obrigatório e também creio que o professor deve perguntar antes quem gostaria de contar a história respeitando o tempo das crianças mais tímidas.

Quem quer recontar a história???












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita e seus comentários.